Objetivo da contabilidade
O objetivo da contabilidade é o Patrimônio das entidades, estudo e controle das suas variações visando ao fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas. A contabilidade tem por objetivo fornecer informações acerca da movimentação do patrimônio e de suas variações, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeiras que afetam suas conseqüências na dinâmica financeira aos seus usuários.
Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de
Tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe.
Os usuários da contabilidade tanto podem ser internos como externos, ambos possuem interesses diversificados, razão pela qual as informações contábeis devem ser amplas e com veracidade, pelo menos, suficientes para a avaliação da situação patrimonial da entidade e das transformações sofridas por este patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.
Usuários internos incluem-se os administradores, gerentes, encarregados,diretores, chefes de departamento, enfim, os administradores de todos os níveis.
Usuários externos podem ser considerados os bancos, fornecedores,sindicatos, acionistas, governo, etc.É evidente que cada tipo de usuário necessita de informações diferenciadas
Natureza financeira abrange principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.
Naturezas econômicas Compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e são responsáveis pelas variações no patrimônio líquido, natureza financeira e econômica constitui o Núcleo Central da Contabilidade.
Natureza física quantidades geradas de produto, serviços, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc.
Natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de
Avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos
Por