serviço social
Política social
A política social teve sua origem na Alemanha do último quartel do século passado. No contexto das convulsões e das lutas sociais deflagradas nesse período, o chanceler Bismarck, entre 1880 e 1890, é o primeiro implementar uma política social em favor da classe trabalhadora.
A política social surge porque a classe dominante avalia que a política do doce é mais eficaz do que a política do porrete, para obter os próprios fins.
No seu nascimento, e no casa da Alemanha, conflui a ação das associações operárias (socialistas e neutras), a influência dos assim chamados católicos sociais, e muito significativamente, os ensinamentos e propostas dos catedráticos socialistas que inspiram a Associação Geral dos trabalhadores Alemães.Outro antecedente importante foi criação da União para a política Social em outubro de 1872.
Política Social pode ser definida como um conjunto de ações que, como partes das Políticas Públicas, se propõe a melhorar a qualidade de vida mediante a prestação de uma série de serviços que procuram atender ás necessidades básicas de todos os cidadãos, assegurando níveis mínimos de renda, alimentação, saúde, educação e habitação.
Da mesma forma, tende a diminuir as desigualdades sociais e atender os grupos que, por motivos de idade ou empecilhos físicos ou psíquicos, não podem gerar recursos por meio do próprio trabalho.
Bem-estar social
Surge o conceito de bem estar social como o conjunto de leis, por um lado, e os programas, benefícios e serviços estabelecidos, pelo outro, para assegurar e fortalecer o fornecimento de tudo aquilo que se interpreta como necessidades básicas pra o bem-estar humano e o melhoramento social.
Qualidade de vida
A situação em que estamos imersos hoje tornou evidente que consumir mais não significa viver melhor que a sociedade do ter mais.O conceito de qualidade de vida