Serviço social
1- O objetivo do seminário era a teorização do S.S, porem o documento reduz a teorização a uma abordagem teórica operacional uma função do modelo básico de desenvolvimento, ou seja, meios de interação dos Assistentes Sociais.
2- Objetivo remoto: é a valorização e a melhoria das condições do ser humano tendo como referencia a declaração universal dos direitos humanos.
Objetivos operacionais: é identificar e tratar problemas ou distorções residuais que empeçam as pessoas de alcançarem padrões econômicos compatíveis com a dignidade humana.
Relação entre os dois objetivos, é que ambos buscam a valorização e a melhoria das condições do ser humano.
3- As funções que se atribuem a profissão se efetivam em dois níveis: o da micro e a da macroatuação. Na microatuação essencialmente operacional, administração e a prestação de serviços diretos; já a macroatuação compreende a integração das funções do S.S ao nível de política e planejamento para o desenvolvimento.
4- A necessidade do conhecimento da realidade brasileira é a pressuposto fundamental para que o S.S nela possa inserir-se adequadamente.
A realidade brasileira que se colocava como “pedra de toque” em qualquer situação, ou seja, num movimento aliais que vivíamos o conjunto das ciências sociais e estava fortemente vinculado pela influencia das correntes democráticas e progressistas e de esquerda.
5- A persperctiva modernizadora não rompe com o conservadorismo, pela ausência de uma explicitação teórica metodológica rigorosa não equivale a ausência de uma dada orientação teórica e metodológica. A afirmação da perspectiva modernizadora a composição de vetores teóricos-metodologicos e ideoculturais garante em indicativos práticos-operacionais que não deixam de conter feixes de colisões. Somente a inteira redução da parte técnico-burocratico de intervenção, poderia simultaneamente conferir uma congruência máxima dessa intervenção á dinâmica da autocracia burguesa.
Teresópolis:
6- O objetivo do