BELVEDERE CASE
OBJETIVO DE MARKETING:
Para que fiquem claras as metas futuras da marca, ‘e importante utilizar os “objetivos smart”, um conceito criado por Peter Druker nos anos 50 nos EUA. Dessa forma pode-se reduzir possiveis ambiguidades facilitar o esclarecimento a partir de 5 quesitos:
SPECIFIC: manter o crescimento da Belvedere em 50% ao ano no Mercado brasileiro, atingindo o valor de aproximadamente 135 mil caixas comercializadas, ate o final de 2012.
MEASURABLE: com a finalidade de mensurar o progresso da marca a fim de atingir o objetivo, deve-se inicialmente usar dados que ajudaram a construer o prognostico (como o volume de vendas da belvedere no Brasil. Por isso, para calcular e matematizar esse progresso, a LVHM possui uma ferramenta propria ( sistema CUBOS ), que oferece uma analise e um acompanhamento de venda e compra, faturamento, frequencia e outros.
ATTAINABLE: o objetivo pode ser considerado atingivel uma vez que as taxas usadas foram baseadas nas analyses feitas no prognostico, levando sempre em conta que o marcado nao sofrera grandes alteracoes.
ESTRATEGIA DE MKT:
A partir do objetivo proposto, define-se que a estrategia de mkt de belvedere sera baseada em dois quesitos principais: alteracao de target e definicao de um novo posicionamento para a marca.
A possibilidade de transformar a vodca polonesa Belvedere, pertencente ao grupo francês LVMH, em hit entre as classes A e B brasileira fez Duchemin, diretor de desenvolvimento de negócios da vodca super premium Belvedere, traçar uma estratégia ousada para sua operação no país, hoje um dos dez mais promissores para a Belvedere.
Nos próximos três anos, ele pretende reverter toda a sua margem de lucro em ações de disseminação da marca e no fortalecimento da distribuição do produto, que hoje é encontrado em bares, clubes e restaurantes de luxo de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Florianópolis. São, ao todo, mil clientes - 600 deles restaurantes.
Seu