Serviço Social
Pag. 13
4-Por que a psicologia viabiliza uma grande abrangência de trabalho para o Assistente Social?
R- Por que o Assistente Social trabalha com pessoas que de alguma forma tem seu comportamento alterado devido ao meio que elas interagem e compreender essa alteração comportamental facilitará ao Assistente Social ajudar na problemática e no encaminhamento para a solução desses conflitos.
Pag. 23
1-De acordo com o que você estudou como definiria personalidade?
R- Personalidade seriam traços próprios, únicos de um indivíduo que embora possam ser geneticamente hereditários, sofreram influência do meio em que ele está inserido e de sua maturidade.
5- Dê exemplos de características de personalidade formadas pela via do condicionamento.
R- Condicionamento operante: promoção de comportamento específico conforme os estímulos apresentados ambientalmente. Requer punição quando a ação manifestada não é desejada, reforço (premiação) quando a ação é desejada.
Ex: Na educação das escolas, no adestramento de animais inferiores.
Condicionamento respondente: hábitos ou ações que praticamos rotineiramente, sem autocrítica como códigos que nos são repassados para uma boa educação.
Ex: Cumprimentar, agradecer, modos de etiquetas sociais.
6- Observando os trechos grifados no texto de Paulo Freire e aliando-se ao que você estudou nesse capítulo sobre personalidade, o que você teria a comentar?
R- Os traços da personalidade do educador Paulo Freire foram desde cedo sendo solidificados pelas suas experiências e observações do meio do qual ele estava inserido, tanto que quando esta se firma, ele não distingue e fica feliz com sua prática. Dentro da realidade e de sua compreensão, ele construiu sua personalidade e sua criticidade construtiva para melhorar suas ações.
Pag.34
1-Em que consiste o processo da percepção?
R- Consiste nos fatores internos (relativos ao indivíduo) e externos (relativos ao ambiente) que influenciam na