Serviço social
Curso de Serviço Social
A importância do Assistente Social no Ensino Infantil
São José, 14 de junho de 2012.
INTRODUÇÃO
Atualmente à educação, principio fundamental de qualquer estado, encontra-se guiada por fatores responsáveis pela institucionalização do ensino. E nos últimos anos apresentam níveis crescentes de integração entre as três esferas do governo: a união, os estados e municípios. E também através dos Conselhos, Conferências e participação popular direta têm possibilitado á universalização dos direitos fundamentais à saúde, à educação e à seguridade social. A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil é uma nova trajetória para enfrentamento da questão social embora ainda haja enormes desafios.
E dentro dessa complexidade em que o direito á educação significa a permanência de crianças e adolescentes na escola, põe á frente discussões sobre como enfrentarmos a realidade social, política, econômica e cultural em que vivemos e a importância da integração das políticas setoriais, pois os problemas não podem ser enfrentados como situações autônomas, sem relações com as causas estruturais que os produzem.
Daí a importância do Assistente Social dentro das Escolas, uma vez que a escola é a porta de entrada da comunidade, também é o lugar onde recebe e expressa as contradições da sociedade. Nesse contexto, o Serviço Social tem muito a contribuir á política pública da educação e aos desafios que se apresentam para elevação do rendimento escolar e formação de cidadãos no meio social que vivem. De certa forma envolver a família, comunidade para que se possa trabalhar com a prevenção da evasão escolar, falar sobre as drogas, violência, alcoolismo entre outros.
Portanto a inserção do Assistente Social no meio escolar