Engenharia
LUANA BIBIANO MARCOLINO
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADO À ENGENHARIA CIVIL
UBERABA-MG
2012
LUANA BIBIANO MARCOLINO
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO APLICADO À ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado ao componente curricular Administração aplicado à Engenharia Civil do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba
Orientador: Prof. Roberto
UBERABA-MG
2012
SUMÁRIO
A Hierarquia de Necessidades de Maslow 4
A Teoria 4
Considerações 5
Modelo de gestão 5
1 – Necessidades fisiológicas 5
2 – Necessidades de segurança 6
3 – Necessidades sociais 6
4 – Necessidades de estima 6
5 – Necessidades de auto-realização 6
A Hierarquia de Necessidades de Maslow
Neste trabalho, apresentaremos um modelo de gestão para uma determinada construtora, a fim de atender às necessidades de seus funcionários de acordo com a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow. As propostas sugeridas a seguir têm como objetivo proporcionar a plena satisfação e realização pessoal de cada colaborador. Para tanto, faremos uma breve apreciação da teoria e algumas considerações que nortearão a aplicação da mesma.
A Teoria É uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
1 – Fisiológicas: São aquelas que se relacionam com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
2 – Segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: segurança do corpo, do emprego, de