Serviço social
Ao final da 2 Guerra Mundial,o serviço social brasileiro passou a ser influenciado pelos ideais americanos através de acordos e financiamentos.De um lado o interesse americano em nossas riquezas;de outro lado a oportunidade de um pais subdesenvolvido alcançar a tão sonhada modernização tecnológica.
Neste contexto, o serviço social começa então a aderir as técnicas norte americanas,buscando uma ideologia de planejamento e desenvolvimento econômicos,tirando de cena a influencia européia,em busca de aprimoramento porem mantendo como base o conservadorismo.
Tendo em vista a realidade brasileira da época,marcada pelo agravamento das questões sociais devido ao avanço da industrialização e da urbanização;fatos esses que começaram a gerar uma serie de conflitos entre as classes e necessitava de profissionais capacitados para intervirem nas relações entre as classes.E eram justamente nos conteúdos norte americanos mais aprofundados que seriam encontradas as soluções mais precisas a fim de sanar e minorar os males sociais.
Na década de 40 o movimento de profissionalização se aprofunda,há um crescimento no numero de escolas para responder á crescente requisição profissional e há portanto,uma elevação do seu status profissional
Porem os profissionais brasileiros ainda necessitavam de uma síntese mais profunda em seus estudos:estavam ainda presos as características assistencialistas,centrados nos problemas de ordem individual.
Em 1944,na escola de Serviço Social de São Paulo,é implantada a cadeira de Organização da Comunidade;é criado então o processo de discussão das formulas de desenvolvimento e de planificação do pais.
Devido ao grande avanço da industrialização e da tendência a modernização do meio rural são crescentes as ações oriundas da questão social e diante dessa situação