Artigo
GÊNEROS TEXTUAIS E A NARRATIVA - GRADEZA DA INTERTEXTUALIDADE [1].
Rosiméia Carvaes Bitencourt de Almeida [2]
Resumo
Este artigo apresentará um estudo sobre os gêneros textuais e a maneira como eles podem ser trabalhados na sala de aula. Trazendo a visão de estudiosos da Lingüística, a exemplo de Mikhail Bakhtin, Luis Antônio Marcuschi e Ingedore Koch, será observada a forma como cada autor define e classifica os gêneros textuais e, posteriormente, será abordada a maneira como a narrativa tem suma importância no cotidiano e em sala de aula, como forma de os alunos e professores trabalharem a linguagem prazerosamente e facilitar o desenvolvimento de textos a respeito de fatos ocorridos ou que possivelmente possa vir a acontecer.
Esta abordagem sobre o discurso da narrativa contará com o apoio do estudo feito por Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza, Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano, que apresentam a narrativa de forma clara e concisa e seu uso como forma de se trabalhar a linguagem através do discurso intertextual.
Palavras-Chaves: Gêneros Textuais. Narrativa. Intertextualidade.
1-INTRODUÇÃO A educação não para de evoluir e passa e exigir cada vez mais de alunos e professores. O diálogo oral e escrito exige atenção e coerências para que ambos, ouvinte e narrador possam compreender e identificar-se durante o desenvolvimento do texto. Para isso é necessário breve conhecimento lingüístico e noção de intertextualide, para facilitar o entendimento e a compreensão dos textos. Os gêneros textuais, utilizados nos mais diversos ambientes lingüísticos, retratam de forma ideal a evolução da linguagem.
Posta na sala de aula, a narrativa vem a ser de suma importância para elaboração de textos e exposição da criatividade de cada aluno para conceito individual