SERVIÇO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
ADRIANA CARNEIRO DOS SANTOS
CRYSTIANE MACEDO
JUCYLENE DIAS DA SILVA
DECADENCIA DO MODO DE PRODUÇAO SERVIL
Artigo apresentado à disciplina “Acumulação Capitalista”, ministrada pela Professora Mestre Náhyma Rayanne Aragão Oliveira, do Departamento de Serviço Social, Universidade do Cuiabá.
CUIABÁ – MT
MAIO/ 2013
DECADENCIA DO MODO DE PRODUÇAO SERVIL
ADRIANA CARNEIRO DOS SANTOS1
CRYSTIANE MACEDO2
JUCYLENE DIAS DA SILVA3
RESUMO
Este artigo tem por objetivo de relatar a transição do feudalismo para o capitalismo que ocorreu sob o declínio dos centros medievais que entravam em crise por causa das mudanças intensas e degradantes ocorridas a partir do século XVI trazendo como consequência o modo de produção servil, onde o trabalhador do modo de produção servil é considerado um trabalho de semi-escravidão.
Palavras-chave: Artigo. Crise. Feudalismo. Servidão. Trabalho.
ABSTRACT
This paper aims to report the transition from feudalism to capitalism that occurred in the decline of medieval centers that entered into crisis because of the intense changes and degrading occurred from the sixteenth century as a result of bringing the servile mode of production, where the worker servile mode of production is considered a work of semi-slavery.
Keywords: Article. Crisis. Feudalism. Bondage. Work.
INTRODUÇÃO
O modo de produção servil se deu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano que foi dividido em pequenos reinos, incapazes de solucionar as questões referentes à segurança da sociedade, com essa situação pequenos grupos começaram a realizar um êxodo urbano, pois a população estava indefesa contra os ataques dos Germanos, procurando assim meios de se proteger.
A principal atividade econômica desse período era o feudo, lugares onde se foi essencial a presença dos semi-escravos onde a sociedade feudal era composta por A sociedade feudal era