Fungos
O levedo biológico vendido em padarias e supermercados e utilizados para fazer pães, é constituído por fungos microscópicos chamados leveduras.
Quando se faz o pão, as leveduras são misturadas no tamanho que fica em repouso por vários minutos. Durante esse período, sob a ação das leveduras, ocorre a transformação de um pequeno troço dos açúcares presentes no tamanho em gás carbônico e álcool. È por meio dessa transformação, chamada de levedação alcoólica, que as leveduras obtêm vigor para sobreviver. O gás carbônico forma pequenas bolhas no volume, que quando vai ao forno, se expandem e torna a volume maior e o pão mais fofo. O álcool evapora com o calor.
As leveduras também são usadas na fabricação de bebidas alcoólicas ( cachaça, cerveja, vinho ), só que nesse caso eles aproveitam o álcool em vez do gás carbônico.
Isso tudo acontece porque as leveduras são seres vivos, que pertencem ao grupo dos fungos, e não apresentam clorofila; portanto, são seres heterotróficos, que dependem de iguaria proveniente de outros seres vivos. Para se alimentarem, os fungos soltam substâncias capazes de desintegrar a comida que está a sua volta. No caso das leveduras, elas decompõem o açúcar que está a sua volta, produzindo um líquido nutriente que é absorvido por elas.
Outros tipos de fungos também estão presentes no maná humana. O exemplo mais sabido é o champignon, um tipo de cogumelo muito vendido em supermercados. Certos queijos, por que o gorgonzola, o roquefort e o camembert são produzidos com o auxílio de fungos, que dão a eles sabor característico. São queijos propositadamente embolorados.