Dificuldades de aprendizagem
O que é aprendizagem? O conceito de aprendizagem é amplo e complexo, mas envolve o processo pelo qual o indivíduo apresenta determinada atitude ou pensamento, como resposta a estímulos externos ou experiências vividas, podendo variar de cada pessoa e dos conhecimentos prévios adquiridos por ela.
Uma situação de não-aprendizagem é caracterizada por uma dificuldade de apreensão de conceitos, conteúdos, aquisição e utilização da fala, leitura, escrita, raciocínio matemático. No entanto, sua conceituação não é precisa e uniforme, sendo interpretada de diversas maneiras por estudiosos.
Definir Dificuldades de Aprendizagem não é uma tarefa fácil, nem mesmo os maiores estudiosos conseguem concordar com uma única definição precisa, no entanto, após a leitura e estudo apresentados, compreendo a dificuldade de aprendizagem como um sintoma que expressa uma mensagem, de que alguma coisa está impedindo a evolução normal, em que todos aprendem e ensinam de formas diferentes e a partir de diversos conteúdos. A criança com dificuldade de aprendizagem não pode ser classificada como deficiente ou incapaz de compreender conteúdos, mas como uma pessoa que precisa livrar-se do que a impede de manifestar seus conhecimentos da forma convencional ou pré-estabelecida. Apesar das crianças aprenderem a ler de maneiras diferentes, por métodos diferentes, todas devem ser alfabetizadas e apresentar a leitura e escrita como resultado desse trabalho. Quando um aprendiz apresenta dificuldade de apreender e expressar-se através da escrita e leitura, essa criança está manifestando que alguma coisa não está correndo como deveria, não apenas na área cognitiva, mas pode ocorrer por problemas emocionais, sociais, culturais e históricos.
A dificuldade de aprendizagem primária não pode ser associada a crianças que possuem uma incapacidade real, seja deficiência visual ou auditiva, motora ou paralisia cerebral.
As principais dificuldades de aprendizagem identificadas nas