serviço social
O “cerradão” é referido como uma formação florestal presente no bioma do Cerrado, apresenta características esclerofilas, que significam a presença de órgãos vegetais rijos, como as folhas; além das xeromórficas, reconhecidas pela presença de folhas reduzidas, suculência e pilosidade densa.
É formado por espécies do Cerrado, da Mata Seca Semidecídua e da Mata de Galeria não-Inundável. Nos cerradões encontramos linhas de matas e matas de galerias, visualmente, é um tipo de vegetação densa.
O cerradão apresenta dossel, termo referente a copa, contínuo com cobertura arbórea. A altura média das árvores pode varias de 8 a 15 metros, gerando condições de luminosidade que desencadeiam camadas de arbustivas e herbáceas de diferentes espécies. A respeito das espécies epífitas há a restrição de ocorrência das mesmas, podendo ser encontradas as bromélias e plantas como os cactos.
No cerradão os solos costumam ser profundos, drenados , mas com baixa fertilidade, pertencem às classes Latossolo Vermelho ou Latossolo Vermelho Amarelo.Os solos mais pobres no cerradão podem ser compreendidos como “Cerradão Distrófico”, e os mais ricos de “Cerradão Mesotrófico”, mas com fertilidade mediana.
Espécies arbóreas encontradas no Cerradão Distrófico: Caryocar brasiliense(pequi), Copaifera langsdorffii (copaíba), Emmotum nitens (sobre, carvalho), Hirtella glandulosa (oiti), Lafoensia pacari (pacari), Siphoneugena densiflora (maria-preta),Vochysia haenkeana (escorrega-macaco) e Xylopia aromatica (pindaíba, pimenta-de-macaco). Alguns autores também mencionam como espécies normalmente encontradas nas áreas distróficas: Agonandra brasiliensis (pau-marfim), Bowdichia virgilioides (sucupira-preta), Dalbergia miscolobium (jacarandá-do-cerrado), Dimorphandra mollis(faveiro), Kielmeyera coriacea (pau-santo), Machaerium opacum (jacarandá-muchiba),Plathymenia reticulata (vinhático), Pterodon emarginatus, P. pubescens (sucupira-branca), Qualea grandiflora (pau-terra-grande) e