serviço social
O conceito de Vygotsky a respeito do desenvolvimento infantil estabelecido por ele que diz respeito aos planos genéticos do desenvolvimento, onde ele afirma que o funcionamento psicológico não esta pronto, mas também não e recebido como um pacote de conhecimento e pronto pelo o meio. Esses planos genéticos do desenvolvimento são divididos em entradas de desenvolvimento, a filogenese, a ontogenese, a sociogenese e a microgenese. A filogenese esta ligada a idéia da historia genética de uma determinada espécie animal e a suas possibilidades de desenvolvimento psicológico A ontogenese fala do desenvolvimento de um individuo de uma determinada espécie, como estamos lidando com o ser humano em particular esse individuo terá um percurso diferente rumo ao seu desenvolvimento. A sociogenese diz respeito à maneira com que a formação cultural condiciona o funcionamento psicológico, ou seja, a importância do ambiente social em que a criança esta inserida já a microgenese esta relacionada entre o saber e o não saber, de forma micro diz respeito ao fato de que cada fenômeno tem uma lógica própria de desenvolvimento.
Vygotsky também desenvolveu a idéia de mediação simbólica que seria o mesmo de mediação intermediaria que para facilitar a relação do homem com mundo, o homem desenvolveu instrumentos e signos, pois esta relação não se da diretamente natural. Essa mediação intermediada por instrumentos são na verdade ferramentas desenvolvidas pelo homem para servir como extensão do seu corpo, já a mediação por signos e estabelecida entre o sujeito e o objeto do conhecimento sendo que a experiência, ou seja, a forma concreta não exerce uma função mediadora nesta relação.
Para Vygotsky a relação entre desenvolvimento e aprendizagem seria como vetores de mão dupla segundo ele o desenvolvimento se da fora para dentro, ou seja, o sujeito aprende aquilo que ele absorveu culturalmente, já a