A DIVERSIDADE BRASILEIRA
O documento em questão aborda tais temas sob os seguintes títulos: diversidade histórica, diversidade linguística, e diversidade Cultural.
A diversidade refere-se à abundância de coisas diferentes, à variedade e à diferença.
A linguística, por sua vez, é aquilo que pertence ou que está relacionado com a linguagem. A diversidade linguística, neste trabalho foi relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.
Cultura é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
A DIVERSIDADE HISTÓRICA
De todo o planeta o Brasil é o pais mais diversificado seja em cultural, linguagem, historia, etnias e muitas outras coisas. A sociedade brasileira tem diferentes matrizes étnicas e dentre elas para ordem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências e os indígenas. Sobre a origem desses últimos, há dúvidas que aos poucos vão sendo esclarecidas, especialmente pela Arqueologia, a Antropologia, a Linguística e a História Indígena. A diversidade histórica, que foi a que deu a ponta pé inicial em tudo que temos e somos hoje.
Possibilita perceber a passagem do tempo da própria vida do individuo, de seu grupo e da humanidade.
O sujeito atribui, através da sua consciência histórica, um sentido e um significado às mudanças, criando e recriando sua identidade frente ao outro. Este elemento organiza memórias, vivencias e valores. A memória da qual a história se apropria para compor suas narrativas é produto de