Serviço social
O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.
As consequências ruins ao consumista são: processos de alienação, exploração no trabalho, multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro. É mais comum nas mulheres, tomando uma proporção de quatro por um). Além disso, o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola.com
ESPECIAIS * Dengue * Dia das Mães * Dia do Trabalho * Olimpíadas
DISCIPLINAS * Artes * Biografias * Biologia * Espanhol * Educação Física * Filosofia * Física * Geografia * Geografia do Brasil * Gramática * História * História da América * História do Brasil * História Geral * Inglês * Italiano * Literatura * Matemática * Português * Química * Redação * Sociologia
ENEM
* Correção Enem 2011 * Dicas para o Enem * Gabarito Enem * Simulado do Enem
VESTIBULAR
* Bolsa de Estudo * Cotas * Guia de Profissões *