Serviço social
Vivemos em uma sociedade que constantemente tem sofrido mudanças de atitudes, valores e princípios. Desta forma esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar a ética na atualidade, como a sociedade atual tem se adaptado em meio de tantas transformações e como a população moderna perdeu as esperanças de uma nova ética social.
Nos dias atuais observamos que muitos dos valores que assimilamos no decorrer de nossas vidas, adquiridos por meio de ensinos tanto no seio familiar como na escola, procuram nos guiar através de escolhas entre o bem e o mal, o certo e o errado. Essa liberdade de escolha é que nos faz mais responsáveis por nossas ações e nos incentiva a agir com respeito e dignidade, considerando o bem-estar das outras pessoas.
Tipos de Valores:
• Valores Terminais: São metas a serem atingidas no decorrer de sua vida.
• Valores Instrumentais: São modos preferenciais de comportamento , métodos de ação e meios para se chegar às metas dos valores
DESENVOLVIMENTO:
A ética não se resume a um conjunto de deveres ou a um código de regras; é antes de mais nada a aquisição de hábitos e atitudes que se convertem em uma maneira própria de viver. E a educação não pode ser neutra em relação aos valores. Isso não quer dizer que tenha que ser dogmática e rígida em seus princípios. A ética deve fazer parte de nossas vidas desde a nossa infância através da convivência com nossos pais e dos valores ensinados na escola com o objetivo de estabelecer uma sociedade cidadã e praticante de seus direitos e deveres.
A ausência de conduta ética adequada (nos diferentes setores da sociedade) é considerada como causa de grande maioria dos problemas existentes tanto na ordem econômica quanto na ordem social a seguir:
Na família – começando pela ética do casal, onde os direitos são iguais, com papeis diferentes. Com a maior valorização da mulher no mercado de trabalho passa a ser considerada de valor quase igual ao homem. A família tem estrutura dependente de