Serviço social
O Brasil a muito tem em seu palco a atração de profissionais do Serviço Social, onde se pode destacar a força que esse trabalho tem ganhado no decorrer dos anos. Tendo como primórdio a necessidade de manter uma relação entre a sociedade, a política e a igreja foram criadas o Serviço Social, que primeiramente teve a própria igreja atuada e desenvolvida esses serviços na que também tinha em sua atuação as mulheres. o Serviço Social emerge como uma atividade com bases mais doutrinárias que científicas, no bojo de um movimento de cunho reformista-conservador. O processo de secularização e de ampliação do suporte técnico científico da profissão (...) ocorre sob a influência dos progressos alcançados pelas Ciências Sociais nos marcos do pensamento conservador, especialmente de sua vertente empiricista norte-americana. (Iamamoto & Carvalho, 1985, p.21)
Com o decorrer do tempo o Serviço Social toma força e passa a não ser algo promovida pela Igreja para reparar e ampliar sua força e torna-se estável. Porém isso só aconteceu após os períodos de instabilidade que os países passaram. Direta e indiretamente a força que foi alcançada pela atuação dos profissionais dessa área, e são evidente que isso se deve as necessidades que o povo brasileiro teve. As crises que foram enfrentadas pelo Brasil foi o que consolidou a existência do que foi dito.
Desenvolvimento
No movimento da história, o capitalismo se institui como modelo societário e cria relações sociais políticas, econômicas e culturais marcadas por sua lógica que hoje, possui hegemonia em nível planetário.
A mercantilização da vida se plasma no mundo da mercadoria. As desigualdades sociais e o empobrecimento relativo (ou absoluto) da classe trabalhadora assumem uma aparência cada vez, mas naturalizada. A complexidade das relações sociais, o avanço tecnológico, o embate entre as classes sociais e seus diversos segmentos vão estabelecendo mudanças acirradas no Estado e m suas formas de manter o