Barco movido a propulsão magnetohidrodinâmica

620 palavras 3 páginas
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
Curso de Tecnologia Agroindustrial-Madeira
Professor: Benedito Lobato

Kamila Carneiro
Keise Costa
Marcus Wagner Feio
Rafaela Casseb
Raicy Oliveira

RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II Construção do barco movido a propulsão magnetohidrodinâmica

BELÉM 2010 1. INTRODUÇÃO
Magnetohidrodinâmica é uma disciplina que estuda os líquidos eletricamente conduzidos. A palavra em si, significa campo magnético de movimento líquido. A idéia é que o campo magnético gerado crie forças no líquido, movendo-os e mudando o próprio campo magnético (WORLDLINGO, 2010).
O dispositivo montado neste experimento é movimentado segundo este princípio. Logo, é necessário entendê-lo para que a montagem seja analisada.

2. OBJETIVOS
A finalidade da construção de um barco movido a propulsão magnetohidrodinâmica é demonstrar aos alunos os procedimentos envolvidos em todo processo de montagem do barco. Além dos fenômenos físicos envolvidos no seu funcionamento.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
“A conversão magnetohidrodinâmica (MHD) é diferente da termelétrica e da termiônica. Os geradores MHD produzem energia elétrica mediante gases condutores de cargas elétricas que se deslocam a grandes velocidades, apresentando grande afinidade com os mecanismos de conversão dinâmica. A única novidade com respeito aos sistemas anteriores de conversão está no emprego do plasma, que é a denominação que recebe o gás condutor de corrente elétrica” (FERRAZ NETTO, 2000-2008).
A força magnética a que submetem os elétrons do condutor tem intensidade dada por:
F = q.v.B
Onde F é a intensidade da força, em newtons; q é a carga do elétron, em coulombs (1,6.10-19 C); v é a velocidade de deslocamento do condutor dentro do campo magnético, em metros por segundo e B é o módulo do vetor campo magnético de indução, em tesla (T = Wb/m2).
Segundo Ferraz Netto (2000-2008), o movimento de elétrons ao longo do condutor estabelece

Relacionados

  • Tau Zero
    67834 palavras | 272 páginas