Serviço social
CLAUDETE DE OLIVEIRA CAMILA CARLA ALBARADO JAKELINE NASCIMENTO SILVIA NASCIMENTO
TEMA
OS CÓDIGOS DE ÉTICA INTERNACIONAIS E BRASILEIROS DO SERVIÇO SOCIAL
SANTARÉM 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM
CLAUDETE DE OLIVEIRA
CAMILA
CARLA ALBARADO
JAKELINE NASCIMENTO
SILVIA NASCIMENTO
TEMA
OS CÓDIGOS DE ÉTICA INTERNACIONAIS E BRASILEIROS DO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao curso: Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Santarém/ULBRA como forma parcial de avaliação da disciplina, Ética profissional em Serviço Social, Ministrada pela professora Iarani Augusta Soares Galúcio.
SANTARÉM
2011
CÓDIGOS DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL
O Serviço Social se desenvolveu e diferenciou-se na entrada dos anos noventa, apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. A dinâmica deste processo que conduziu à consolidação profissional do Serviço Social materializou-se em conquistas teóricas e ganhos práticos que se revelaram diversamente no universo profissional. No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a "ética da neutralidade", e afirmação de um novo perfil do técnico, não mais um agente subalterno e apenas executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente.
De fato, construía-se um projeto profissional que, vinculado a um projeto social radicalmente democrático, redimensionava a inserção do Serviço Social na vida brasileira, compromissando-o com os interesses históricos da massa da população trabalhadora. O amadurecimento deste