Ferdinand tonnies
Um dos pais da Sociologia
Nascimento: Oldenswort 26 de julho de 1855
1867 – Ingressou na Escola Secundária de Husum, onde estudou grego, latim e literatura clássica alemã. 1871-1877 – Estudou nas Universidades de Estrasburgo, Jena, Leipzig, Kiel e Tübingen, doutorando-se em filosofia grega.
1878 – Visitou a Inglaterra, onde trabalhou em manuscritos de Thomas Hobbes no Museu Britânico, Oxford e Hardwick.
Thomas Hobbes
1887 – Publicou a primeira edição de seu principal trabalho “Gemeisnschaft und Gesellschaft” (Comunidade e Sociedade).
Versão Contemporânea
Tönnies distinguia três ramos da sociologia: a pura, a aplicada e a empírica. Na obra “Gemeisnschaft und Gesellschaft” apresentou os conceitos de “comunidade” e de “sociedade”, a primeira baseada na vontade orgânica (essencial) e a segunda na vontade refletida (arbitrária), entendidas como tipos ideais.
Vontade Essencial - domina a vida dos camponeses, artesãos, pessoas comuns. Vontade Arbitrária - caracteriza as atividades de homens de negócio, cientistas, pessoas investidas de autoridade e indivíduos das classes superiores.
Os dois tipos de vontade explicam a existência dos dois tipos fundamentais de grupos sociais. Um grupo pode existir e manter-se porque a simpatia entre seus indivíduos os leva a sentir que a relação é um bem em si mesmo ou permite alcançar um fim determinado. O grupo que expressa a vontade essencial Tönnies chama de comunidade (Gemeinschaft). O outro grupo, que expressa a vontade arbitrária, chama de sociedade (Gesellschaft).
A comunidade é caracterizada por relações pessoais, espírito emocional, costumes e religião. Esta organização é encontrada nas famílias, aldeias e pequenos agrupamentos urbanos.
Já a sociedade se apresenta em uma organização de grande escala, como uma cidade, um estado ou uma nação, e se funda em relações impessoais, nos interesses particulares e na opinião pública.
Influências:
Arthur Schopenhaurer