Serviço social
Passo 2
O homem sempre utilizou de técnicas para poder sobreviver confeccionando ferramentas e maneiras que melhorassem a vida, o primitivo aprendeu a faca, a descoberta do fogo, a invenção da roda, a contar e organizar suas coisas com através de desenvolvimento de técnica.
O homem primitivo desenvolveu o controle sobre suas coisas e animais quando aprendeu a contar, com o desenvolvimento da idéia de correspondência, ao contar seu rebanho, colocando uma pedra para cada animal que possuía, organizou-se e começou a utilizar a técnica e tudo passou para o seu controle, não mais parou de contar, os animais, os vegetais, e o próprio homem tudo sobre seu controle.
As informações no começo eram passadas pela palavra de pai para filho, de geração para geração , com o passar do tempo com a descoberta da escrita os conhecimentos foram guardados primeiro pelo papiro, depois pelo papel, e a comunicação pode ser feita através de cartas, e o conhecimento organizados em livros e acesso pelo conhecimento pela leitura.
O conhecimento das técnicas e introdução de modelos de organização social foi capaz de subjulgar multidões a serviço de grupos humanos.
Na antiguidade o homem ser organizava e produzia através de ofícios geralmente realizados em casa por familiares e agregados onde o artesão passava seu conhecimento de oficio a outras pessoas que não faziam parte de sua família.
Nesta época a relação do homem com o tempo era a natureza, o homem do campo se orientava conforme a leis naturais, levantar com o nascer do sol, realizar o trabalho enquanto havia a luz do dia, deitava com o cair da noite.
Ao passo que a técnica avança o homem começa controlar outros homens que começam a ser escravos da própria criação.
A criação do relógio o homem consegue controlar o tempo e controlar outros homens talvez o grande invento que a maquina começa a dizer ao homem a hora de levantar, de comer, de trabalhar e de dormir.
Posteriormente as condições dadas à revolução industrial