Serviço social e o idoso
1. Introdução
1.1 Um pouco da história do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.
O Hospital Regional Manoel de Sousa Santos foi fundado no ano de 1996 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) designado para atender os pacientes de urgência e emergência ?.
As instalações funcionam ? disponibiliza os serviços de ambulatório, e internamento composto por leitos.
A equipe interdisciplinar é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, além dos técnicos e administrativos que compõem o quadro, perfazendo um total de funcionários.
Cerca de ? mil pessoas utilizam os serviços oferecidos pelo Hospital, entre elas usuários de cidades vizinhas
.
1.2 1.2 Análise crítica do diagnóstico realizado
A partir do processo de observação e escuta dentro da unidade, nossa equipe pôde constatar que, independente das instalações, do espaço hospitalar ofertado aos usuários ainda há uma grande demanda a ser atendida, no que se refere ao acolhimento e do paciente e acompanhante e acomodação do acompanhante.
1.3 Justificativa do Projeto
A necessidade de humanização e o estreitamento da relação entre o ‘cuidador’ e aquele que é ‘cuidado’, não se resume apenas a um reconhecimento de indivíduos, cidadãos pagadores de impostos, merecedores de atendimento especial. A intenção de ‘humanizar’, como o próprio nome diz, remete às características de humanidade, de respeito com o próximo. A tarefa de ‘humanizar’ requer competência técnica, envolve interesse e é pautada no carinho e dedicação com o outro.
1.4 Motivações para o Projeto
A experiência cotidiana do atendimento da pessoa nos serviços de