Halogênios
Engenharia Química
HALOGÊNIOS
São Bernardo do Campo
2012
Sumário
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. PARTE EXPERIMENTAL 9
3.1. Materiais, reagentes e equipamentos 9
3.2. Procedimento 9
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES 12
5. CONCLUSÃO 15
6. BIBLIOGRAFIA 16
7. ANEXOS 17
7.1 Toxidez dos reagentes 17
1. OBJETIVO
Verificar, experimentalmente algumas propriedades dos halogênios. Obter Halogênios através da reação entre sais halogenados e água de cloro. Preparar ácido bromídrico através das reações entre brometo de potássio e ácido sulfúrico. Efetuar testes de identificação de brometo. Preparação de ácido clorídrico a partir da reação do cloreto de sódio e do ácido sulfúrico concentrado.
2. INTRODUÇÃO
2.1 Halogênios
O grupo dos halogênios (do grego: formador de sais) corresponde ao grupo 7A das tabelas periódicas e 17 das mais antigas. Tal grupo é composto pelos elementos Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Astato, os quais possuem gases nobres correspondentes à adição de um elétron na camada de valência em cada elemento são respectivamente: Neônio, Argônio, Kriptônio, Xenônio e Randônio.
Devido ao fato de necessitarem de somente um elétron para se tornarem estáveis isoladamente, os elementos desse grupamento são altamente eletronegativos e tendem a formar ligações fortes com metais do grupo 1A (Metais Alcalinos) e 2A (metais alcalinos terrosos) geralmente iônicas.
A eletronegatividade decresce no grupo de cima para baixo, logo o Flúor é o mais eletronegativo (4,0 na escala de Pauling) e o Astato o menos eletronegativo (2,2 na mesma escala).
O estado de agregação desses elementos é variado, sendo o Flúor e o Cloro gasosos, o Bromo líquido e, o Iodo e o Astato sólidos. Todos, com