Serviço social e idoso
Compartilhe este trabalho
Autor: isabel fernandes amaral
Instituição:
Tema: A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS IV
A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE
SUMÁRIO
Apresentação
Introdução
Capítulo I – O Ciclo Familiar: as Relações Intergeracionais
1.1 - A Família Contemporânea
1.2 – A Família e o Idoso
Capítulo II – A prática do Serviço Social e o Idoso
Considerações Finais
Referências
Anexo
INTRODUÇÃO
No relato velhice: solidão e luta o assistente social Paul, mostra sua imobilidade na intervenção junto à idosa Winnie. Ele não obteve progressos na ação com a idosa, visto que nessa fase da vida ela se mostra isolada do círculo familiar e social, sendo assim o profissional não se sentia capaz de resgatar a sua historicidade. Seu trabalho tinha pouca expectativa de efetivação com a certeza da não finalização da sua prática devido à representação negativa da velhice, como tempo de “espera da morte”.
Essa incapacidade de Paul em desenvolver sua prática estava relacionada ao seu preconceito com a classe idosa, nos mostrando o panorama funcionalista da ação profissional naquela instituição. Nesse contexto histórico, apesar de se iniciar o movimento crítico dialético, a hegemonia era funcional com uma prática tecnocrática.
Assim, no enfrentamento das questões relacionadas ao idoso, é urgente ao serviço social conhecer verdadeiramente as determinações presentes no âmbito do trabalho com idosos e suas famílias, que por inúmeras vezes os abandonam e os excluem como aconteceu com Winnie.
A construção deste trabalho se desenvolve acerca das mudanças ocorridas na instituição família, onde através dessa reflexão poderemos entender a exclusão que os idosos sofrem por aqueles que deveriam prover pelo seu amparo, juntamente com o Estado como garante o estatuto