O que leva o aluno a aprender
Entrevista no contexto escolar
O trabalho do psicólogo escolar mais do que proporcionar mudanças pessoais aspira influir sobre a estrutura, o contexto e o desenvolvimento de professores e alunos, bem como de administradores, pais e outros profissionais da comunidade educativa, otimizando o processo e os resultados do ensino-aprendizagem.
Ressaltamos aqui a intervenção, ordenada da seguinte forma:
1 – Assessoria sistemática ao professor – O psicólogo utiliza-se da observação em todos os contextos por onde o aluno circula: a sala de aula, o pátio, a entrada e saída da escola, as aulas especializadas (Música, Educação Física...). Com frequência combinada com o professor, reúnem-se ele e o psicólogo escolar.
2 – Entrevista com os pais ou responsáveis - É um convite para comparecimento, e deve ser claro e objetivo.Conforme o enfoque de trabalho do psicólogo, esse convite será elaborado e a entrevista será conduzida. Ele será trabalhado em termos de postura, sigilo e terá condições de acompanhar o momento conduzido pelo psicólogo, com chances de observar, ouvir e participar do processo de diagnóstico.
3 – Entrevista com o aluno – A entrevista poderá ocorrer em momentos variados do processo de acompanhamento psicopedagógico e, também, utilizar recursos conforme a idade do aluno. Com os menores, brinquedos e desenho livre revelam elementos que compõem o diagnóstico.
4 – Entrevista com profissionais que acompanham alunos fora da escola – Em muitas ocasiões, famílias procuram por conta própria a avaliação de profissionais para tratamento e alívio de dificuldades que muitas vezes a família ainda não percebeu.
5 – Outras entrevistas em escola – Profissionais que exercem papel importante no funcionamento das escolas – auxiliares de limpeza, seguranças, funcionários de secretaria, portaria, telefonia, xerox, biblioteca e disciplina – participam quando chamados ou por procura espontânea, de entrevistas psicológicas.