Serviço social saude publica inclusiva ou excludente
O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre saúde pública e o serviço social, descrever elementos positivos e negativos do sistema único de saúde(SUS) destacando os seus avanços e os desafios a serem superados.
A saúde publica n Brasil no decorrer histórico passou por varias mudanças, sendo que um dos mais significativos avanços ocorridos, aconteceu a partir das definições legais estabelecidas pela constituição federal de 1988 e da lei orgânica do sistema de saúde, assim iniciou o processo de implementação do sistema único de saúde(SUS). O sistema único de saúde é por definição constitucional, um sistema publico nacional e de caráter universal ,baseado na concepção de saúde com direito de cidadania. A constituição federal de 1988, redefine o conceito de saúde e em seu artigo 196 cita que “ a saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante politicas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos ao acesso universal igualitário as ações e serviço para sua promoção, proteção e recuperação.” Assim podemos perceber que fica definido a universalidade de sistema único de saúde.
Já a lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e da outras providencias, e no titulo I, das disposições gerais, no art. 2º cita que “ A saúde é um direito fundamental ao ser humano, devendo o estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercícios sendo assim os serviços públicos de saúde são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas na constituições federal vigente, obedecendo ainda princípios tais como: universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, integridade de assistência e equidade. Desse modo os sistemas públicos de saúde caracteriza-se por ofertar a todos cidadãos, independentemente de diferença