SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL- RESGATE HISTÓRICO
Resgate Histórico
Maria Helena de Souza Missfeldt
Prof.ª Letícia Michels
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0078) – Prática do Módulo II
25/11/11
RESUMO
O Serviço Social surge como profissão atrelada à ideologia dominante e à doutrina social da Igreja Católica como resposta ao acirramento das contradições capitalistas em sua fase monopolista para o controle da classe trabalhadora e a legitimação dos setores dominantes e do Estado. A história do Serviço Social está ligada aos fatos históricos e não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade, isto é, a história dos processos econômicos, das classes e das próprias ciências sociais.
Palavras-chave: Serviço Social. Fatos históricos. Formação profissional.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem a intenção de promover uma viagem histórica de construção e desafios impostos a essa categoria profissional no Brasil.
Discorrer sobre as questões sociais que atravessaram toda a sociedade e obrigou o Estado, as classes dominantes e a Igreja Católica a uma profunda mudança de postura, despertando a necessidade de esclarecer o novo papel do Serviço Social, que se promoveu como mediador entre as classes sociais.
A compreensão da importância do Assistente Social , enquanto agente crítico engajado nas lutas sociais, preocupado com a ampliação dos direitos sociais universais, e conta as desigualdades.
2 HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
O Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930, com uma urbanização crescente e as contradições da industrialização (com a implantação das leis trabalhistas de Getúlio Vargas), fazendo surgir as lutas reivindicativas. A classe trabalhadora passa a se organizar contra os baixos salários e a exaustiva jornada de trabalho. Com esse processo de transformação do modelo agrário-comercial para modelo industrial obrigou