Serviço social na contemporaneidade
Este trabalho foi elaborado com o intuito de esclarecer alguns fatos referentes ao contexto histórico do serviço social, para que possamos entender as transformações ocorridas ao longo dos anos e tenhamos uma percepção do campo de trabalho atual do profissional do serviço social.
2. O PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL, AS QUESTÕES SOCIAIS E AS MUDANÇAS NO CAMPO DE ATUAÇÃO.
Com o passar dos anos o campo de trabalho do profissional do serviço social foi sofrendo diversas transformações, buscando soluções e respostas aos vários problemas que a sociedade vem enfrentando através do tempo. O Serviço Social tem contribuído para a reformulação de práticas tradicionais, e os profissionais se deparam em meio a várias mudanças sociais, o que os obriga a buscar novas práticas, criar novas estratégias, projetos e programas para acompanhar as novas “questões sociais”. Veremos a seguir as pesquisas realizadas com profissionais do serviço social atuantes em diferentes áreas, onde nos relatam com base em suas experiências profissionais, as diferenças entre o campo de trabalho quando optaram pela carreira e nos dias de hoje.
Ao entrevistarmos alguns destes profissionais do serviço social, percebemos que com o passar dos anos a profissão foi inserida na sua totalidade na sociedade capitalista, exigindo do Assistente Social uma formação contínua, crítica e direcionada, porém as dificuldades continuam ainda maiores em relação ao Estado, a sociedade e a economia. Logo abaixo veremos que, no que se refere à escolha da profissão, independente da área de atuação, as profissionais entrevistadas revelam que foram impulsionadas a optar por esta profissão através da necessidade de fazer algo positivo em relação à desigualdade social.
Segundo a Assistente Social Vera Lúcia dos Santos, atuante na área da promoção social de Itapevi, escolheu o Serviço Social a partir do momento que tomou consciência de que no decorrer de boa parte de sua vida, não teve acesso aos