Serviço social mapa conceitual
CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E DA COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
MAPA CONCEITUAL
JULIANA ELIS DOS SANTOS
LUCIANA ROSA
BLUMENAU
2010
Conceito de Territorialização
De acordo com PNAS
“Ao invest de metas setoriais a partir de demandas e necessidades genéricas, trata-se de identificar os problemas concretos, as potencialidades e as soluções, a partir de recortes territoriais que identifiquem conjuntos populacionais em situações similares, e intervir através das políticas públicas, com o objetivo de alcançar resultados integrados e promover impacto positivo nas condições de vida. [...] Quanto maior concentração populacional, maior será a necessidade de considerar as diferenças e desigualdades existentes entre os vários territórios de um município ou região”.
De acordo com Ribeiro
“A consideração sobre o caráter dialético do território – território-ator, vivido, usado – expressa uma mediação imaterial e material que via de regra efetiva o agir político. Logo, a categoria territorial que direciona a valorização do território reforça a importância da ação política.”
De acordo com Sposati
“Território é dinâmica, pois para além da topografia natural, constitui uma “topografia social” decorrente das relações entre os que nele vivem e suas relações com os que vivem em outros territórios. Território não é gueto, apartação, ele é mobilidade. Por isso, discutir medidas de um território é assunto bem mais complexo do que definir sua área com densidade. Implica considerar o conjunto de forças e dinâmicas que nele operam”.
Conceito de Descentralização
De acordo com PNAS
“No Sistema Descentralizado e Participativo da Assistência Social, que toma corpo através da proposta de um Sistema Único, a instância de financiamento é representada pelos Fundos de Assistência Social nas três esferas de governo. No âmbito federal, o Fundo