Estudo de casos
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
ATIVIDADE
Estudo de Casos Leia atentamente o caso abaixo e, em seguida, responda ao questionário apresentado.
Estudo de Caso 1 - A ARTE DE DIVIDIR PARA MULTIPLICAR
Nos anos 1980, quando criou a Microsiga, primeira empresa do grupo Totvs, Laércio Cosentino tinha de ser polivalente. Ele desenvolvia os softwares que a companhia comercializa, viajava pelo país divulgando o pioneiro sistema de franquias para serviços de informática, administrava a empresa e acompanhava pessoalmente a entrega de serviços aos clientes. "Queria participar de tudo", recorda Laércio. Resultado: trabalhava cerca de 15 horas diárias.
Em 1994 ele percebeu que isso tinha de mudar e tomou uma decisão: ia parar de programar. "Precisava me concentrar no crescimento da companhia."
A partir dali, começou a aplicar o lema "Dividir para multiplicar", ou seja, compartilhar tarefas e responsabilidades para atingir resultados maiores. Para conseguir isso, o executivo implementou um sistema de rotação de postos.
Com o passar do tempo, sentiu necessidade de mudar seu modelo de gestão para aumentar a eficiência da empresa. Assim, decidiu que, de tempos em tempos, vice-presidentes e diretores têm de mudar de área para aprender a administrar uma parte diferente da empresa. "Com o tempo, todos passam a conhecê-la como um todo e o grupo fica menos dependente de um único líder. Fico mais confiante para delegar", ensina. "Se não pudesse fazer isso, a Totvs não estaria em 23 países e não conseguiríamos atender no prazo e com qualidade 24 800 clientes." A mudança no modelo de gestão valeu a pena.
Hoje a Totvs é a maior empresa de softwares de gestão corporativa com sede na América Latina e a sétima no mundo, com receita líquida de quase 1 bilhão de reais. E Laércio Cosentino conseguiu cortar quase cinco horas de trabalho de sua rotina diária.
Fonte: Adaptado de Você SA - Edição 9125
QUESTIONÁRIO
1. O desempenho administrativo