Serviço social estudo dirigido respostas
1. A velha questão social e a nova questão social são comuns entre si, a diferença se da devido o agravamento das desigualdades sociais que necessita de outra forma de intervenção criando novas estratégias diante da questão social que já não mais supria os direitos.
2. É preciso reconhecer o papel insubstituível do Estado providencia para a coesão social é primordial repensá lo para que possa desempenhar o seu papel positivamente. Para isso é preciso, então, reinstituí lo intelectual e moralmente para que ele possa sobreviver. Que criem políticas que de autonomia,descentralize o poder,que seja garantidor de direitos,que seja coerente com as condições das pessoas que as políticas sociais venha estar direcionadas as pessoas tendo igualdade de acesso.
3. Os supranumerários nem sequer são explorados, pois é preciso que tenham competências que possam ser convertidas em valores sociais. São supérfluos. Não expressam força de pressão, uma vez que não participam diretamente sobre nenhum setor vital da sociedade. As alternativas de Castel incluem o Estado interventor, mas um Estado que desenvolva, no lugar de políticas de integração, políticas de inserção, políticas que de autonomia.
4. É estimular sua capacidade investigativa para apreender a realidade, visando construir propostas de trabalho que possam contemplar e efetivar direitos que emergem as demandas cotidianas. Em outras palavras é preciso desconstruir o perfil do assistente social que predomina historicamente, que é um ‘executor terminal de políticas sociais’ e recriar um profissional propositivo.É preciso romper com as praticas cotidianas e burocráticas que faz o trabalho profissional ser uma simples tarefa de