Serviço social contemporâneo
POLO COTIA/SP
ANA PEREIRA SANTOS – RA 432431
ANDRÉA FERNANDES LEITE – RA 428199
ERICA MITIKO C. TUTIDA – RA 428202
MARIA CÉLIA DOMINGUES – RA 421014
RENATA APARECIDA REIS – RA 419709
ROBERTA DE FREITAS S. LEMOS – RA 417993
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Disciplina: Serviço Social Contemporâneo
Atividade Prática Supervisionada elaborada para fins de avaliação da Disciplina Serviço Sociais Contemporâneos, sob orientação do Professor Tutor á Distância, Profa. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia e Professor Tutor Presencial, Tutora Edaildes Aparecida Rocha.
Cotia – SP
Jun/2013
No Brasil, o Serviço Social nasceu em meados da década de 30, juntamente com o processo de urbanização e industrialização. Naquela época a profissão estava encarregada de conter as insatisfações populares e frear o comunismo, o serviço social não possuía noções criticas e sim características centralizadas na política do assistencialismo. Esse caráter controlador vigorou até a década de 70, quando, juntamente com a luta contra a ditadura e com a luta por melhores condições de trabalho, o Serviço Social vai abandonando o conservadorismo e a forte influência social da igreja católica e assumindo um papel democrático comprometendo-se com o acesso aos direitos civis, políticos e sociais.
Em 1947, foi elaborado o primeiro código de ética da Assistente Social pela Associação Brasileira de Assistentes Sociais (ABAS), aprovado em 1948. Dizia o código de ética “moral ou ética pode ser considerado como a ciência dos princípios e das normas que se devem seguir para fazer o bem e evitar o mal”.
Em 1953 o ensino do Serviço Social passa a ser reconhecido e a profissão regulamentada em 15 de maio de 1962 pelo decreto 994, onde em seu 6º artigo, fica determinado que a disciplina e fiscalização do