Serviço de Proteção ao Crédito
Obs.: Para os diagramas abaixo utilize a ferramenta Astah Community
1. Desenhe o diagrama de casos de uso para o sistema abaixo
Um Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) visa auxiliar lojas na aprovação de crédito de seus clientes. Basicamente, quando um cliente chega em uma loja e pretende realizar uma compra que não é a vista, a loja solicita informações sobre o cliente, com o intuito de saber se o cliente possui algum débito na praça.
Cada loja é identificada a partir de sua matrícula; adicionalmente, são mantidos dados de razão social, CGC e endereço. Para solicitar informações sobre um cliente, a loja deve informar o CPF, RG ou nome e data de nascimento do cliente. Além desses dados, podem ser utilizados endereço e nome da mãe para confirmar a identidade do cliente.
Existem diversos meios de se realizar uma consulta: telefone, internet, etc. Cada meio é identificado por um mnemônico (ex. TEL, INT); também são mantidos dados de descrição e data de implantação. Cada loja poderá efetuar qualquer número de consultas (nenhuma ou várias), e cada consulta refere-se a uma e somente uma loja. Um mesmo meio de consulta pode estar associado a nenhuma ou várias consultas, e uma consulta refere-se a um e somente um meio de consulta.
Com o intuito de efetuar cobrança sobre o volume de consultas solicitadas por cada loja, emitindo um relatório mensal das consultas realizadas, é necessário armazenar dados sobre tais consultas, como data/hora em que a consulta foi realizada e resultado da consulta (se o cliente possuía ou não débito no momento da consulta). Cada consulta é identificada pelo cliente e data/hora de sua ocorrência.
Cada débito é descrito pela data de vencimento, valor devido e data de pagamento (se for o caso), sendo identificado pelo cliente, loja e data de vencimento. Após a quitação de um débito, a loja terá até 10 dias para informar tal fato; se este prazo for expirado, a loja será multada.
Um mesmo cliente pode possuir nenhum ou vários