O serviço de proteção ao crédito/ cheque: utilidades e dificuldades
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA
O SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO/ CHEQUE: UTILIDADES E DIFICULDADES
O SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO/ CHEQUE: UTILIDADES E DIFICULDADES
Projeto de pesquisa elaborado para fins de avaliação semestral na disciplina Metodologia Científica em Administração, lecionada pela Professora Simone Viana Duarte, no 1º período do Curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES.
SUMÁRIO
1 TEMA3
2 PROBLEMA4 2.1 HIPÓTESE5
3 JUSTIFICATIVA6
4 REFERENCIAL TEÓRICO7
5 OBJETIVOS8 5.1 GERAL8 5.2 ESPECÍFICOS8
6 METODOLOGIA9
7 CRONOGRAMA10
8 ORÇAMENTO11
REFERÊNCIAS12
1 TEMA
Serviço de proteção ao crédito/ cheque: utilidades e dificuldades.
2 PROBLEMA
Quais as maiores dificuldades que os comerciantes encontram para adquirirem o sistema do serviço de proteção ao crédito/ cheque? Qual a utilidade dessa adesão?
2.1 HIPÓTESE
As maiores dificuldades que os comerciantes encontram são o valor da adesão ao sistema, uma vez que há um custo para a adesão e em seguida o mesmo é cobrado por consulta.
3 JUSTIFICATIVA
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi criado com o objetivo de centralizar em um único Banco de Dados informações de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na tomada de decisão para concessão de crédito pelas empresas em todo país. É um provedor de serviços e soluções para o mercado de consumo representado pelas Câmara de Dirigentes Lojistas – CDLs - nos municípios, que reúne informações do comércio nacional desde os pequenos lojistas até os grandes magazines, indústrias, serviços e mercado financeiro.
São vários os serviços de proteção ao crédito, mantidos por entidades patrocinadas por alguns segmentos empresariais ou mesmo empresas de prestação de serviços criadas e mantidas com este objetivo.
No geral estes organismos funcionam