Serviço de convivência e fortalecimento de vinculos de o a 6 anos
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
O QUE É O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS:
Serviço realizado em grupos, garantindo aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
FIQUE SABENDO:
O Serviço de Convivência é diferente da escola porque ele possibilita trocas culturais e de vivências entre as pessoas, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social, o desenvolvimento da cidadania, o convívio familiar e comunitário e trabalhando o desenvolvimento de uma identidade própria da criança ou adolescente.
O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA CRIANÇAS DE O A 06 ANOS E SUAS FAMÍLIAS
Concepções e Fundamentos
A Proteção Social Básica do SUAS destaca o caráter fundamental dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Tais serviços devem ampliar trocas culturais e de vivências entre as pessoas, visando e trabalhando o desenvolvimento do sentimento de pertença e de identidade, por meio do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, incentivando a participação social e o convívio comunitário e atuando diretamente nos territórios de vulnerabilidade.
Justifica-se o trabalho com crianças com até 06 anos de idade e suas famílias no sentido de intervir no contexto de vulnerabilidades, de prevenir risco e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as pessoas possam estar expostas. Parte-se da concepção de que as famílias, dentro de suas formas particulares de configuração e funcionamento, são capazes de se reorganizar de maneira concreta ou potencial, frente às necessidades de mudanças ou desafios, e que o apoio do Estado é fundamental para a