Servidão e Dependência - Feudalismo Medieval
“Certamente servidão e dependência não são coisas específicas do feudalismo medieval, as encontramos em toda parte onde os conquistadores fizeram os antigos habitantes cultivarem as terras para eles”. (Friederich Engels, em uma carta para Karl Marx)
A expressão “fizeram cultivar as terras para eles”, dá uma conotação de obrigatoriedade. E é justamente sobre essas obrigações do servo para com o dono da terra que pedimos que aponte as afirmativas corretas.
I - A Talha consistia na entrega de parte da produção obtida pelo servo para o senhor proprietário das terras. V - Comentários: A talha era a obrigação de o servo dar, a seu senhor, uma parte do que produzia. Essa parte, em geral, correspondia à metade.
II - Na Corveia, o servo era obrigado a doar alguns dias de sua semana para o trabalho gratuito nas terras do senhor. V - Comentários: A corvéia era a obrigação que o servo tinha de trabalhar de graça alguns dias por semana no manso senhorial, ou seja, no cultivo das terras reservadas ao senhor.
III - O Dízimo era a doação da décima parte de toda a produção para o senhor dono das terras em que vivia o servo. F – O dízimo era a doação de 10% de tudo que era produzido para a igreja.
IV - As Banalidades previa que toda primeira produção de algum gênero agrícola ou pecuário seria entregue ao senhor. F - Comentários: As banalidades eram os pagamentos que os servos faziam aos senhores pelo uso da destilaria, do forno, do moinho, do celeiro etc.
Agora assinale a alternativa correspondente às afirmativas corretas: Apenas a afirmativa IV. I, II e IV. I e II. II e IV. Apenas a afirmativa I.
Resposta Correta: I e