niko
A reorganização da rede urbana – Pagina 136
As assimetrias territoriais que caracterizam o nosso pais podem conduzir a graves problemas, relacionados com a ma ocupação do espaço e as deseconomias de aglomeração.
O papel das cidades medias
O contributo das cidades com uma dimensão média é fundamental para criar dinamismo económico e social, proporcionando as vantagens das economias de aglomeração, atraindo atividades económicas e criando condições para a fixação populacional. Assim poderão reduzir as assimetrias territoriais, não só pelo desenvolvimento das próprias cidades mas também porque estas dinamizam as respetivas áreas de influência.
As cidades médias podem ter um importante papel na redistribuição interna da população e das atividades promovendo o investimento em atividades económicas, e garantir uma melhor qualidade de vida.
PROSIURB – Programa de consolidação do sistema urbano nacional e de apoio a execução dos planos diretores Municipais, é um importante instrumento de intervenção nas cidades médias, apoiando financeiramente ações que visavam a qualificação urbana e ambiental.
Redes de transporte e articulação do sistema urbano
Um maior equilíbrio territorial exige reorganização e o desenvolvimento de uma rede urbana policêntrica e equilibrada, tal depende muito das acessibilidades interurbanas, da especialização dos diferentes centros e coordenação entre os diferentes níveis de decisão e de planeamento e ordenamento do território. Indispensável promover a cooperação e a complementaridade no sistema urbano.
A melhoria das ligações rodoviárias e ferroviárias permitira ula gestão mais eficaz dos recursos disponíveis e aumentara a complementaridade dos centros nas redes de proximidade.
Objetivos para o sistema urbano:
Organização mais policêntrica
Valorizar o papel estratégico
Redes de conectividade internacional
Sistemas urbanos sub-regionais
Torna-se necessário investir na organização económica da AMP E AML, já que são os