Resenha Critica do capitulo Inovação de Eunice Soriano
Referência:
Resumo Critico da obra: SORIANO,EUNICE ALENCAR, Abrindo as janelas para a criatividade pessoal e nas organizações, Cap. 2, Criatividade e inovação, p. 13-20, São Paulo,2002.
O Segundo capítulo, da obra Gerência e Criatividade, trazem dois temas de grande relevância para nós futuros administradores: criatividade e inovação. O capítulo é dividido em quatro tópicos, onde a autora na maioria destes, elenca características pertinentes ao assunto, enriquecendo o conhecimento do leitor.
No primeiro tópico a autora traz introdução a estes assuntos enfatizando a competitividade e o que executivos e funcionários estão buscando na atualidade. No segundo ela retrata uma definição dos temas, levando-nos a uma exploração do passado para ajudar a entender melhor estes conceitos. Na sequência, discorre a importância da diversidade e qualidade dos produtos como fonte de inovação. Por fim ela traz a questão do medo na temática estudada.
Soriano, inteligentemente, usou neste capítulo citações de outros autores, como Nolan, Conger, Beveridge e Weisberg e um organograma autoexplicativo no segundo tópico. O uso destes recursos vem reforçar qualidade desta obra.
Um trecho deste capítulo merece ressalva: a resistência a mudanças é algo inerente ao ser humano. Entretanto não é fácil quebrar tal resistência, eliminar hábitos inadequados de comportamento s ensinar ao indivíduo a lidar com o medo e com o desconforto que acompanham a mudança.
Sintetizando, fica registrado aqui a preocupação da autora de abordar e colocar o leitores em contato mais abrangente e informativo em relação a criatividade a inovação. É uma colaboração que vem impactar no conhecimento não só do administrador do futuro, mas também do de agora.
___________________
1 Resumo apresentado como segunda atividade de avaliação parcial na disciplina Processos e Resolução de