Servidor publico
Comportamento verbal = regra
O comportamento controlado por regras é o comportamento cujo Sd é um comportamento verbal
- A regra pode ser tanto escrita quanto falada.
- O comportamento controlado por regras também é modelado por contingências (C).
- O comportamento controlado por regras depende do comportamento verbal de outra pessoa (o falante) enquanto que o comportamento controlado por contingências não requer outra pessoa, somente interação com as contingências.
- O comportamento controlado por regras é instruído (está sob controle) enquanto que o comportamento modelado por contingências surge sem instrução e freqüentemente não se consegue falar sobre ele (saber sobre).
Dizer que o comportamento verbal de formular regras indica a contingência, é dizer que a verbalização está sob controle de estímulo da contingência.
- o contato com a contingência que produz a regra não precisa ser direto. Eu não preciso ter jogado tênis para saber que quando a bola cruza a linha é fora.
- as vezes o falante não teve nenhum contato com a contingência – sequer um contato direto – mas está repetindo o que outra pessoa disse. Precedemos a fala com “Ouvi dizer que...” ou “Dizem que...”
- As regras do cotidiano encaixam-se na categoria “estímulos discriminativos que indicam uma contingência”, mas essa categoria também inclui estímulos que normalmente seriam chamados de regras. Ex. um pai falando para o seu filho: “Não brinque perto da pista porque você pode ser atropelado”. Este estímulo verbal pode ser uma regra.
- um mapa é uma regra, um conselho é uma regra.
Podemos traduzir da seguinte forma “se essa ação ocorrer, então tal conseqüência se torna provável”.
A regra sempre indica um prazo relativamente longo que em geral só se percebe depois de muito tempo, talvez maior que nossa vida. Fundamentalmente, o importante de uma regra é o fato de fortalecer um comportamento que só trará compensações depois de um certo tempo.
2