Servidor Linux para Centro de Inclusão Digital CID
J. Adriano Alves
Indice
Introdução
Este manual visa orientar a instalação de um servidor de rede proxy cache com Linux Ubuntu Server, para uso em Centros de Inclusão Digital, salas de informática de escolas e bibliotecas e quaisquer outros tipos de espaços que exijam o uso de um servidor dedicado para compartilhar / controlar o uso da internet.
O nosso servidor tem como objetivos:
Função DHCP Server - Fornecer um número de IP para cada máquina na rede e para outras eventuais maquinas que se conectem a mesma via cabo ou wireless
Proxy Cache – Trabalhar como Proxy no compartilhamento de internet com a rede filtrando e monitorando os conteúdos acessados para assegurar o bom uso do espaço, bloqueando sites que são taxados como impróprios para o uso nas salas ou de uso indiscriminado como o Orkut famoso site de relacionamento que não é bem vistos nesses ambientes.
Além disso a função de cache do Proxy melhora o desempenho da rede, tornado assim a navegação mais eficiente.
Função Servidor de Arquivos – Arquivos necessários aos demais computadores da rede podem ser disponibilizados numa pasta no disco rígido do servidor para uso comum a toda a rede.
Função controle de usuários – No Proxy diversos recursos da internet são filtrados mas podem ser liberados para determinados usuários cadastrados no sistema de acordo com determinadas regras.
Função administração remota – O servidor não necessita de monitor, teclado ou mouse conectado a ele para funcionar, basta apenas ligar e pronto, toda a administração é realizada a partir de qualquer (ou não) computador da rede, como se estivéssemos sentado de frente ao servidor, mesmo ele estando em outra sala por exemplo.
Filtro Web – Controla o acesso a sites de pornografia, drogas, violência, pirataria, etc.
Utilizaremos como sistema base o Ubuntu Server 8.04 instalado num PC com 512MB de RAM e 40GB de HD e duas interfaces de rede, Internet OI