Servidor de vídeo conferência
MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA
Projetar e implementar um servidor de aplicações de multimídia e vídeo conferência
2012
Introdução
Este trabalho teve como objetivo a implementação de dois softwares um servidor e um cliente, utilizando maquinas virtuais (um em cada máquina). Estes softwares devem fornecer serviços de chat (mensagem instantânea) ou vídeo chat (webcam). Como servidor foi utilizado o servidor Openfire Server e dois tipos de clientes o Spark Client fornecidos pela mesma empresa (Ingnite RealTime) e o cliente Pidgin (para teste em plataforma Ubuntu), onde todos utilizam protocolo XMPP (Jabber).
O servidor é um computador que presta algum serviço para outros computadores (maquinas físicas ou virtuais) este servidor tem o poder de gerenciar e organizar os pedidos. Neste caso o servidor pode controlar o envio e recebimentos de mensagens, além de outras aplicações como armazenamento, compartilhamento de informações e arquivos.
Protocolo XMPP O protocolo XMPP (conhecido anteriormente como Jabber - Extensible Messaging and Presence Protocol) é um protocolo aberto, extensível, baseado em XML, desenvolvido originalmente, para mensagens instantâneas e informação de presença formalizada pelo IETF. Segundo a XMPP Standards Foundation os softwares com base XMPP são distribuídos em milhares de servidores através da internet.
Um dos conceitos do sistema XMPP são os transportes (gateways), que permite que os usuários acessem a redes usando outros protocolos como o AIM, ICQ, MSN Messenger ou Windows Messenger (usando o.NET Messenger Service) por exemplo. Qualquer cliente que suporte inteiramente o protocolo XMPP pode ser usado para ter acesso a qualquer rede em que exista um gateway, sem necessidade de código extra no cliente. * Vantagens: * Descentralização: A arquitetura de uma rede XMPP é similar a do email, qualquer um pode ter seu próprio servidor XMPP e não existe um servidor mestre-central. * Padrão aberto: É um padrão