servico
Introdução 3
História do vinho e da vinha 4
Processos de vinificação 5
O processo para a vinificação em tinto contempla: 5
O processo para a vinificação em branco contempla: 5
Processos de fabrico 6
Doenças do vinho/vinha 7
Míldio 7
Oídio 7
Filoxera 7
Classificação dos vinhos 8
Quanto à classe 8
Quanto à cor 9
Quanto ao teor de açúcar 9
Aguardentes (bagaceira e vínicas) 10
Conclusão 11
Introdução
Neste trabalho nos vamos falar sobre o vinho e muitas coisas que nos ajudam a perceber como e que se faz e alguns métodos que são utilizados
História do vinho e da vinha
Desde os tempos mais remotos, o vinho tem vindo a desempenhar um papel de relevo em quase todas as civilizações. "Fruto da videira e do trabalho do Homem", não é ultrapassado por nenhum outro produto da agricultura, aliando esse fruto saboroso e nutritivo à bebida privilegiada, precioso néctar, dele extraída.
Repleto de simbologia, impregnado de religiosidade e de misticismo, o vinho surge desde muito cedo na nossa literatura, tornando-se fonte de lendas e inspiração de mitos.
As expressões "dádiva de deuses", "Sangue de Cristo", e "essência da própria vida" atribuídas a este produto corroboram bem o papel do vinho na vertente cultural bem como a sua importância na nossa civilização, a que chamamos "ocidental", cujos fundamentos se encontram no direito romano e na religião cristã, que desde sempre enalteceram e dignificaram este saboroso líquido.
A história do vinho em Portugal vai para além da fundação da nacionalidade. Considera-se que a primeira vinha foi plantada na Península Ibérica (no vale do Tejo e no vale do Sado) cerca de 2000AC, pelos Tartessos.
Mais tarde, os Fenícios introduziram novas castas e tomaram conta do comércio do vinho, que até essa altura era dominado pelos Tartessos.
No sec. VIIAC os gregos instalaram-se na Península Ibérica, e também deram o seu contributo para o desenvolvimento da cultura da vinha, alcançando grandes