Servico social
I – INTRODUÇÃO
II – DESENVOLVIMENTO: A política Social no Brasil
III – CONCLUSÃO
IV – BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O Brasil sempre foi um país social. Acolhe diversas etnias, culturas, costumes, experiências religiosas. E, evidente, essa abertura faz com que o Brasil tenha um atrativo peculiar e seja um bom lugar pra se viver. Com o passar dos anos, foi-se notando que, embora sendo “um bom lugar pra se viver”, o Brasil ainda apresenta quase nenhuma política que confirme essa premissa e continua mantendo aquela arcaica e dolorosa política de escravidão. No período colonial os senhores tinham tudo e os escravos tinha de se alegrar por terem ao menos a senzala por moradia e sem nenhum direito. 1 Essa característica encontra-se presente na estrutura social brasileira e é, de certa forma, mantida até tempos hodiernos.
Neste trabalho, buscamos perceber como essa realidade é notória entre os anos 1960 a 1980 numa ótica social. Entre muitas crises, ditaduras, repreções e democracias, manifestações populares... o Brasil que se vê hoje é fruto do que foi plantado ontem.
I - A POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
O mundo nunca foi tão pequeno. A globalização favoreceu diretamente para esse processo de proximidade. Todos os países estão ligados entre si e se comunicam em tempo real. Todas as informações são veiculadas de norte a sul e leste a oeste de forma simultânea. Tal fenômeno permite aos governos e as pessoas saberem de forma imediata o que está se passando no resto do mundo. O que tem seus pontos positivos e negativos. Positivo, destacamos a integração mundial. Negativo porque favorece uma tomada de atitude precoce por parte dos diversos governos, não dando, de certa forma, oportunidade para que a situação na qual se enquadre determinada nação de reagir, recaindo sobre ela o peso da maquina comercial e sanções econômicas.
Para não se enfraquecer na dinâmica de acompanhar o desenvolvimento global, o Brasil apresenta mecanismos com o intuito de fortalecer sua