Servico Social
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social surge com a necessidade de romper com um método mais conservador, denominado Serviço Social Tradicional, visando obter uma adequação as práticas profissionais com a realidade vivida.
Para termos um melhor entendimento sobre esse momento é preciso saber que o Movimento de reconceituacao teve inicio em 1960 , em resposta aos questionamentos do Servico Social na América Latina, tendo um momento importante no Brasil, onde ocorrem diversos encontros de profissionais da área, abordando assuntos de grande interesse dessa categoria, iniciando assim, essa discussão da necessidade de reconceituar a profissão.
“Configura-se então, o que passa a denominar de Movimento de Reconceituação do Serviço Social, determinado por uma conjuntura de crise e de dependência político-econômica em relação ao imperialismo norte-americano.” (Ozanira, pág.71)
E é no período da Ditadura Militar (1964 – 1985) que o Brasil se direciona para uma ruptura radical com o tradicionalismo, tendo seu ponto alto nos anos 80, impulsionado por importantes Movimentos de grande aderência popular, podendo citar entre eles o Movimento “Diretas Já” que reivindicava que o processo democrático fosse respeitado. A década também é marcada por outro marco histórico, a primeira eleição direta para presidente da republica após mais de 20 anos. Segundo Netto, a partir da década de 80, sob a influência crítica da vertente Marxista, a profissão aponta a “Perspectiva de Intenção de Ruptura” de um profissional engendrado em oriundas perspectivas de atuação.
Essa renovação