servico social
INTRODUÇÃO
SERVIÇO SOCIAL: REDEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.
CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
APRESENTAÇÃO O presente trabalho abordará dois períodos importantes na história do Serviço Social no
Brasil, fazendo uma análise comparativa e destacando pontos relevantes entre a década de
1980, marcada por importantes transformações, decorrentes do processo de redemocratização da sociedade, e os anos 2000, onde após um longo processo de lutas e reivindicações, os
Assistentes Sociais, finalmente têm sua profissão redimensionada numa perspectiva crítica e interativa. INTRODUÇÃO A trajetória do Serviço Social como profissão reconhecida e inscrita na divisão sócio técnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa, tendo como objetivo refletir sobre as formas de atuação do Assistente Social, compreendendo a influência do contexto histórico no fortalecimento do Serviço Social como profissão.
SERVIÇO SOCIAL: REDEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social surge com a necessidade de romper com um método mais conservador, denominado Serviço Social Tradicional, visando obter uma adequação as práticas profissionais como a realidade vivida.
Segundo Netto, a partir da década de 80, sob a influência crítica da vertente Marxista, a profissão aponta a “Perspectiva de Intenção de Ruptura” de um profissional engendrado em oriundas perspectivas de atuação.
Para termos um melhor entendimento sobre esse momento é preciso saber que o Movimento de reconceituação teve inicio