servico social
A língua
Os povos indígenas no Brasil conformam uma enorme diversidade sociocultural e étnica. São 222 povos étnica e socioculturalmente diferenciados que falam 180 línguas distintas. É verdade que essa diversidade é o resultado de uma drástica redução ao longo da história de colonização, uma vez que já havia além de 1.500 povos falando mais de 1.000 línguas indígenas distintas quando Pedro Alvarez Cabral chegou ao Brasil em 1500. Os linguistas organizam as línguas indígenas do Brasil em três troncos: Tupi, MacroJê e Aruak. Mas existem algumas línguas que não se enquadram em nenhum desses
Base organizacional dos povos indígenas
Cada povo indígena possui um modo próprio de organizar suas relações sociais, políticas e econômicas Em geral, a base da organização social de um povo indígena é a família extensa, entendida como uma unidade social articulada em torno de um patriarca ou de uma matriarca por meio de relações de parentesco ou afinidade política ou econômica.
Uma família extensa indígena geralmente reúne a família do patriarca ou da matriarca, as famílias dos filhos, dos genros, das noras, dos cunhados e outras famílias afins que se filiam à grande família por interesses específicos.
As Crenças
Toda organização social, cultural e econômica de um povo indígena está relacionada a uma concepção de mundo e de vida,expressa por meio dos mitos e dos ritos acerca do mundo natural e sobre-natural orientam a vida social, os casamentos, o uso de extratos vegetais, minerais ou animais na cura de doenças, além de muitos hábitos cotidianos.
Os casamentos
É a partir dessas orientações cosmológicas que acontecem a organização dos casamentos exogâmicos (casamentos cujos cônjuges pertencem a grupos étnicos ou sibs diferentes) ou endogâmicos (casamentos cujos cônjuges pertencem ao mesmo grupo étnico ou sib)
Divisões hierárquicas
A organização política de um povo indígena geralmente está baseada na