Servico social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
Mônica Pedro de Oliveira
SISTEMATIZAÇÃO SOBRE O OBJETO
ESTÁGIO II
Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular II
Professor(a) Regente da Disciplina: Luis Gustavo Santana
Professor(a) Tutor(a) Virtual: Jacicleia Storki da Encarnação
Professor(a) Tutor(a) Presencial: Vana Beatriz Soares do Amaral
Canápolis
2012
SUMÁRIO:
(Apresentar neste campo o índice com as páginas que abordam o conteúdo apresentado)
1Questão Social
A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. O serviço social tem uma trajetória muito importante ao longo dos anos, no que diz respeito as questões sociais e suas evoluções de conquistas. Com a industrialização os trabalhadores deixaram os pensamentos da época do monopólio o qual ser pobre era designo de Deus, ou mérito da própria pessoa. Eles perceberam que eram um produto social-histórico e político a ser enfrentado. Os trabalhadores enfrentavam o pauperismo que era a transição do capitalismo concorrencial para o monopolista.
Pela primeira vez na história registrada, a pobreza crescia na razão mesmo que aumentava a capacidade social de produzir riquezas. Tanto mas a sociedade se revelava capaz de progressivamente produzir mais bens e serviços. Tanto mas aumentava o contingente de seus membros que, além e não deram acessos efetivos a tais bens e serviços viam se despossuídos das condições materiais de vida despunham anteriormente (NETTO, 2005, p.153).
O capitalismo gera as desigualdades e a diferença entre as classes sociais. O trabalhador tem sua exploração de mão de obra, isto faz gerar muitos conflitos em ambas as partes. O crescimento acelerado da industrialização fez que inúmeras famílias deslocassem da área rural para urbana e