Servico social
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA DA CULTURA
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Antropologia do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª Karen Sasaki e tutora Profª. Renata Santos.
SANTO ANTONIO DE JESUS
2012
INTRODUÇÃO
O conceito de cultura antropológica estuda em especifico o homem como objeto cultural, havendo varias polemicas como adversidade que existe entre as espécies humanas, seu comportamento, crenças, costumes, conhecimento, artes, entre outros hábitos concebidos pelo homem como parte de uma sociedade mutável que a cada dia recebe inovações e descobertas.
Tudo que o homem pratica através de sua capacidade esta diretamente ligada ao que se refere à cultura. Sendo assim diferente povos ainda que de maneira antiquado ou tradicional possuam sua cultura especifica e transmitem-na para geração futuras. É importante que cultura seja um elemento social que não se desenvolve individualmente, apresenta-se na sociedade como memória coletiva.
Nos estudos antropológicos existiram vários pesquisadores que deram diferentes conceitos para definição de cultura. Podemos destacar os subsídios de Franz Boas, Bronislaw Walinowski e Lévi Strauss.
Segundo Franz Boas a cultura esta ligada a diversidade entre os povos, afirmando que a própria não esta relacionada às variações geográficas e condições biológicas.
Bronislaw Malinowski fundador do funcionalismo tem como síntese defender todos os elementos de uma determinada cultura como as crenças e os rituais têm influencias em determinar o ambiente cultural de cada sociedade.
Já para o antropólogo Claude Levis Strauss a antropologia se baseia nas diferenças entre sociedades, divido-a em sociedades frias e quentes, ou seja, o que se move dentro dela. Sua teoria baseia-se no estruturalismo que é a procura por harmonia inovadora.
ENTREVISTAS
O método usado nesta