Servico social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL – 4° SEMESTRE
FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS
(ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGADAS – ATPS)
BRASÍLIA-DF
2013
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado à disciplina de Serviço Social, da Faculdade Anhanguera Educacional, como atividade avaliativa, a professora Maria Regina facão.
Taguatinga – DF
2013
Resumo: Em busca de entender o que é política para um servidor social esse artigo adentra no tema a procura desse esclarecimento, desde a definição de política até as ações que podem ser consideradas como Política Social, também buscamos esclarecer os itens do artigo 6º de nossa Constituição Federal afim de analisar se os mesmos funcionam de fato.
Palavras-Chave: Política; Política social; Constituição.
NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL, PARA UM PROFISSIONAL QUE ATUA NESTA ÁREA, O QUE É POLÍTICA?
Desde o invento do capitalismo esbarramos no conceito de política e política social. Intrinsicamente com o surgimento do capitalismo destacaram-se grupos que por sua vez passaram a acumular capital, e assim deter o poder dos mecanismos de produção, para as demais pessoas coube vender sua força de trabalho, inseridas nesse sistema muitas vezes cruel e predatório destacam-se pessoas que por sua vez não se “adaptaram” ao mesmo.
As necessidades sociais derivam da prática histórica das classes sociais, e no capitalismo tais necessidades são marcadas pelas desigualdades sociais próprias das relações de exploração que se estabelecem entre as classes nesse sistema (...) Nessa relação em princípio impositiva dos valores institucionais socialmente dominantes, realiza-se uma prática profissional eminentemente contraditória. Por um lado o Serviço Social recebe demanda dos setores dominantes, que constitui um conjunto de requisições técnico operativas, portadora de exigências e finalidades definidas pelos interesses sociais dominantes,